quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O preconceito como ele é:

"Não alugo casas para brasileiros". Foi essa a resposta que ouvi da imobiliária A. Formigal quando tentava saber por telefone informações de um apartamento para alugar em Lisboa. Ainda argumentei: "isso é discriminação, é crime". Ouvi em alto e bom som a resposta "volte para a sua terra porque não precisamos de brasileiros aqui". Fui pessoalmente ao escritório da imobiliária para escrever no livro de reclamações*. Estávamos eu, uma amiga e o meu namorado. Acabamos sendo agredidos verbalmente e eu também fisicamente, com pontapés. Chamamos a polícia, que foi rápida e atenciosa. Formalizei a queixa na esquadra e na Comissão para a Igualdade e contra a  Discriminação Racial através da Associação de Apoio à Vítima (APAV). Vivo em Portugal há quase oito anos e felizmente é a primeira vez que me acontece um ato de discriminação tão frontal. Espero que a minha denúncia surta efeito porque gosto de viver aqui, sinto-me acolhida e acho que situações como essa precisam ser justamente punidas.


____________
* Nota: O Livro de Reclamações é um meio para o consumidor apresentar queixa. De acordo com o site da Deco Proteste "Quando algo não corre bem na prestação de um serviço ou na compra de um produto, o consumidor pode solicitar este livro e reclamar logo nesse local, sem nenhum encargo." http://www.deco.proteste.pt/direitos/um-livro-de-reclamacoes-em-cada-canto-s407841.htm