terça-feira, 4 de outubro de 2011

O preconceito como ele é: Depoimentos...

Vim a Portugal convidada para dar aulas em uma escola de artes em Lisboa. Apesar da aceitação por parte da maioria dos alunos, fui confrontada com uma situação que me incomodou bastante, pois pude perceber que fui avaliada e tive minha capacidade profissional posta em causa por conta da minha nacionalidade, por ser brasileira. Uma senhora portuguesa, de gênio bem difícil, foi durante todo o curso um grande desafio como aluna. E ainda gostava de repetir o fato de ter detestado uma viagem que fez ao Brasil, que achava todos os brasileiros preguiçosos. No final do semestre, sempre temos uma avaliação em grupo sobre o curso, onde cada aluno coloca  sua opinião a respeito do próprio processo de aprendizagem e também do curso de forma geral. A tal senhora disse que tinha gostado muito do curso e que eu a tinha feito rever os conceitos dela em relação aos brasileiros. Pois no início do semestre, quando soube que seria uma brasileira a dar aulas pensou em desistir pois achou que seria pura enrolação, pois não confiava nem um pouco em brasileiros...