domingo, 13 de novembro de 2011

A voz do Cidadão RTP - Entre críticas e comemorações!


O programa A Voz do Cidadão da RTP exibiu, em 12/11 um programa em resposta à nossa denúncia de estigmatização que faz da mulher brasileira, pela personagem GINA do programa CAFÉ CENTRAL, exibido pela RTP 2.
Julgamos tal feito uma vitória, pois conseguimos fazer com que nossa denúncia tenha sido ouvida pelos meios de comunicação, atingindo um número maior de pessoas e contribuíndo para a sensibilização do problema. Anteriormente, o estigma da brasileira nem era discutido, agora pelo menos foi levado à televisão e à imprensa escrita.
Porém ainda que reconheçamos a importância desse fato, não podemos deixar de pontuar algumas críticas:
- O provedor falou do Manifesto, das 21 associações que nos apóiam, mas NÃO realçou as mais de 1.000 assinaturas que arregimentamos a favor da nossa Petição;
- A coordenação do Movimento NÃO foi contactada para esclarecimentos;
- O Programa Café Central é um caso em muitos, onde a comunicação social cria e reproduz a estigmatização das brasileiras;
- Mudar a nacionalidade da personagem Gina para portuguesa, não cala nossas críticas, pois como temos demonstrado, somos contra todas as formas de opressão e exploração das mulheres e o estereótipo do que, supostamente, é ser brasileira continua mantido.
- Por fim achamos importante demarcar que nós da coordenação do Manifesto somos a favor da liberdade de expressão, mas repudiamos todo tipo de manifestação (inclusive no humor) que desqualifique, diminua ou discrimine qualquer grupo ou coletivo.
Como dito anteriormente, apesar de nossas críticas e ressalvas, acreditamos ser essa uma vitória que deve ser comemorada. Mostramos não só que a comunidade brasileira está atenta para a maneira como vem sendo tratada e, principalmente, está pronta para agir sempre que necessário for.
Esse é só o começo!