segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resposta da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social enviou-nos sua resposta, na qual decidiu por não tirar o programa Café Central e a personagem Gina do ar. Os argumentos para a decisão foram: a liberdade de expressão; tratar-se de programa humorístico; todos os personagens jogarem com caricaturas; e, a personagem Gina ser uma portuguesa que se passa por brasileira. Anteriormente já emitimos nossas discordâncias com relação a esses argumentos (vejam post anterior com resposta ao Programa Voz do Cidadão). Pensamos que, de qualquer forma, temos vitórias! A ERC ouviu-nos, analisou e respondeu a nossa reivindicação. Já a RTP, através do programa A Voz do Cidadão, apesar de não ter procurado ouvir o que tínhamos a dizer, teve o cuidado em analisar o caso. A grande mídia, a ERC e a sociedade portuguesa não puderam simplesmente nos ignorar! Somamos mais de 1.200 assinaturas, mais de 20 organizações, 500 pessoas num grupo de discussão, 7 Representantes dos Brasileiros no Exterior! 
E isso é uma vitória!!
Mas a luta continua! 

domingo, 13 de novembro de 2011

A voz do Cidadão RTP - Entre críticas e comemorações!


O programa A Voz do Cidadão da RTP exibiu, em 12/11 um programa em resposta à nossa denúncia de estigmatização que faz da mulher brasileira, pela personagem GINA do programa CAFÉ CENTRAL, exibido pela RTP 2.
Julgamos tal feito uma vitória, pois conseguimos fazer com que nossa denúncia tenha sido ouvida pelos meios de comunicação, atingindo um número maior de pessoas e contribuíndo para a sensibilização do problema. Anteriormente, o estigma da brasileira nem era discutido, agora pelo menos foi levado à televisão e à imprensa escrita.
Porém ainda que reconheçamos a importância desse fato, não podemos deixar de pontuar algumas críticas:
- O provedor falou do Manifesto, das 21 associações que nos apóiam, mas NÃO realçou as mais de 1.000 assinaturas que arregimentamos a favor da nossa Petição;
- A coordenação do Movimento NÃO foi contactada para esclarecimentos;
- O Programa Café Central é um caso em muitos, onde a comunicação social cria e reproduz a estigmatização das brasileiras;
- Mudar a nacionalidade da personagem Gina para portuguesa, não cala nossas críticas, pois como temos demonstrado, somos contra todas as formas de opressão e exploração das mulheres e o estereótipo do que, supostamente, é ser brasileira continua mantido.
- Por fim achamos importante demarcar que nós da coordenação do Manifesto somos a favor da liberdade de expressão, mas repudiamos todo tipo de manifestação (inclusive no humor) que desqualifique, diminua ou discrimine qualquer grupo ou coletivo.
Como dito anteriormente, apesar de nossas críticas e ressalvas, acreditamos ser essa uma vitória que deve ser comemorada. Mostramos não só que a comunidade brasileira está atenta para a maneira como vem sendo tratada e, principalmente, está pronta para agir sempre que necessário for.
Esse é só o começo!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Resposta da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP)

 


Estimados telespectadores(as),

Em nome do Provedor do Telespectador, agradeço os e-mails que nos enviaram.

Foram dirigidas a este Gabinete algumas queixas de telespectadores que se insurgiram contra a personagem “Gina”, do programa Café Central. Depois de considerar todos os reparos recebidos, o Provedor entendeu dedicar um programa Voz do Cidadão a esta temática.

Serve o presente e-mail para informá-lo(a) que o programa será emitido no dia 12 (sábado), às 21h, na RTP1.

Renovo os meus agradecimentos pela vossa colaboração.
Com os meus melhores cumprimentos,

Pel’O Provedor do Telespectador da RTP

Vera Furtado
Gabinete de Apoio aos Provedores da Rádio e Televisão públicas
vera.furtado@ext.rtp.pt

Twitter RTPprovedor


Av. Marechal Gomes da Costa, 37
1849-030 Lisboa - Portugal
Tel.: (+351) 217 947 000 | www.rtp.pt